Educação
Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582
Abstract
GONCALVES, Fábio Peres. Considerações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursiva. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e29832. Epub Jan 13, 2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29832.
Este trabalho examina como a análise textual discursiva pode ser caracterizada nas discussões epistemológicas associadas à possibilidade do conhecimento. Sinaliza-se que há pressupostos teóricos na análise textual discursiva, na qualidade de um procedimento analítico, que a distanciam de uma perspectiva relativista. Por conseguinte, averigua-se a necessidade de as pesquisas em Educação em Ciências, em particular, e em Educação, em geral, que adotam esse procedimento analítico, apoiarem-se em interlocutores teóricos que se afastem igualmente do relativismo. Essa defesa é coerente com a ideia de reconhecer a análise textual discursiva como um procedimento analítico, mas sem reduzi-lo a um puro conjunto de passos a serem seguidos na análise de informações qualitativas.
Keywords : análise textual discursiva; pesquisa qualitativa; educação; educação em ciências.