SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Epistemological nature considerations about the discursive textual analysisThe complementarity of parents and professionals in early intervention assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

VIEIRA, Carlos Magno Naglis  and  NASCIMENTO, Adir Casaro. Ser criança indígena terena no espaço da cidade: cultura, escola e brincadeira. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e31080.  Epub Jan 18, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.31080.

Com o objetivo de apresentar as crianças indígenas Terena de duas aldeias indígenas urbanas da cidade de Campo Grande/MS, mostrando os lugares por onde circulam, as culturas que produzem e ressignificam, as brincadeiras que realizam, os conflitos e as tensões no espaço urbano (aldeias urbanas e escola), o artigo que parte das experiências de pesquisas dos autores, elabora reflexões em uma temática que ainda desperta pouco interesse, apesar de nos últimos anos se verificar um crescimento tímido sobre produções desse outro espaço de vivência de criança indígenas. Nesse sentido, o estudo que está marcado pelo pensamento de autores que se situam na convergência entre os estudos da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e dos estudos de Cultura, pretende criar visibilidade para futuros debates envolvendo uma temática, ainda vista como marginalizada, subordinada e silenciada no espaço da academia.

Keywords : criança indígena; cidade; escola; brincadeiras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )