SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Considerações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursivaA complementaridade de pais e de profissionais na avaliação em intervenção precoce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

VIEIRA, Carlos Magno Naglis  e  NASCIMENTO, Adir Casaro. Ser criança indígena terena no espaço da cidade: cultura, escola e brincadeira. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e31080.  Epub 18-Jan-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.31080.

Com o objetivo de apresentar as crianças indígenas Terena de duas aldeias indígenas urbanas da cidade de Campo Grande/MS, mostrando os lugares por onde circulam, as culturas que produzem e ressignificam, as brincadeiras que realizam, os conflitos e as tensões no espaço urbano (aldeias urbanas e escola), o artigo que parte das experiências de pesquisas dos autores, elabora reflexões em uma temática que ainda desperta pouco interesse, apesar de nos últimos anos se verificar um crescimento tímido sobre produções desse outro espaço de vivência de criança indígenas. Nesse sentido, o estudo que está marcado pelo pensamento de autores que se situam na convergência entre os estudos da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e dos estudos de Cultura, pretende criar visibilidade para futuros debates envolvendo uma temática, ainda vista como marginalizada, subordinada e silenciada no espaço da academia.

Palavras-chave : criança indígena; cidade; escola; brincadeiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )