SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Ser niño indígena terena en el espacio de la ciudad: cultura, escuela y brincador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PEREIRA, Ana Paula da Silva; JURDI, Andréa Perosa Saigh  y  REIS, Helena Isabel Silva. A complementaridade de pais e de profissionais na avaliação em intervenção precoce. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35318.  Epub 17-Ene-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35318.

O estudo teve por objetivo analisar a convergência entre pais e profissionais relativamente à avaliação da área da interação social em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre três e seis anos, apoiadas pelo sistema de intervenção precoce em Portugal. A metodologia é de natureza quantitativa correlacional e a amostra foi constituída por 128 crianças com TEA. Os resultados concluem que os pais avaliam mais positivamente a dimensão da interação social comparativamente com os profissionais; a variável idade influenciou a avaliação de pais e de profissionais, verificando-se uma relação positiva entre as competências e o avanço da idade das crianças; e, as variáveis formação inicial, anos de experiência dos profissionais no apoio a crianças com TEA, nível educacional e profissional dos pais não influenciaram os resultados ao nível da interação social. A investigação sugere a importância da intervenção precoce, priorizando as relações de colaboração entre pais e profissionais no processo de avaliação.

Palabras clave : intervenção precoce; avaliação; pais; profissionais; transtorno do espectro do autismo; interação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )