SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Educación y Violencia: la Educación contra el Fascismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BOUFLEUER, Jose Pedro  y  SCHUTZ, Jenerton Arlan. Condição humana, mundo comum e educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35803.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35803.

Nós, errantes, espécie aberta e inacabada, obrigada a se ver com a incerteza e a dramaticidade da condição humana, escolhemos e estabelecemos modelos de convivência sempre provisórios, passíveis de modificação e aperfeiçoamento. Pensar a educação das gerações vindouras exige um olhar para aquilo que temos em comum, ou seja, o mundo humano, fruto de nossas interações e criações. O esforço do presente texto consiste em compreender o que compõe a nossa condição humana e, a partir dela, o que a educação escolar e a docência têm a contribuir para a construção de um mundo humano comum. Será na perspectiva teórica da filósofa Hannah Arendt, especialmente a partir de sua obra A Condição Humana, que essas tematizações serão propostas. Tomar o mundo humano comum como base e orientação para educarmos os recém-chegados significa que alimentamos o desejo de que este mundo continue, dure, se eternize.

Palabras clave : condição humana; educação escolar; crianças; tradição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )