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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BOUFLEUER, Jose Pedro  e  SCHUTZ, Jenerton Arlan. Condição humana, mundo comum e educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35803.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35803.

Nós, errantes, espécie aberta e inacabada, obrigada a se ver com a incerteza e a dramaticidade da condição humana, escolhemos e estabelecemos modelos de convivência sempre provisórios, passíveis de modificação e aperfeiçoamento. Pensar a educação das gerações vindouras exige um olhar para aquilo que temos em comum, ou seja, o mundo humano, fruto de nossas interações e criações. O esforço do presente texto consiste em compreender o que compõe a nossa condição humana e, a partir dela, o que a educação escolar e a docência têm a contribuir para a construção de um mundo humano comum. Será na perspectiva teórica da filósofa Hannah Arendt, especialmente a partir de sua obra A Condição Humana, que essas tematizações serão propostas. Tomar o mundo humano comum como base e orientação para educarmos os recém-chegados significa que alimentamos o desejo de que este mundo continue, dure, se eternize.

Palavras-chave : condição humana; educação escolar; crianças; tradição.

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