SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Condición humana, mundo común y educaciónLa literatura como praxis educativa emancipadora y las posibilidades formativas de los Bildungsroman índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TREVISAN, Amarildo Luiz. Educação e Violência: a Educação contra o Fascismo. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35788.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35788.

O texto procura desvelar o fenômeno do fascismo no contexto das redes informacionais, buscando aportes teóricos em diferentes matrizes, especialmente no cruzamento da psicanálise com a biopolítica. Busca desvendar a tendência de eleição de múltiplos fatores nas diversas análises que recusam um arcabouço teórico mais consistente para esse fenômeno de massa. Nesse aspecto se pergunta pelo efeito da linguagem utilizada pelo fascismo, bem como as suas características básicas a partir de autores, tais como Eco (2018), Tiburi (2017), Stanley (2018), Pelbart (2005), Adorno (1943, 1951), Agamben (2013) e Esposito (2011a, 2011b). Enuncia como elemento crítico das suas ideias e práticas a instância formativa e hermenêutica da linguagem. Investiga, nesse sentido, o desprezo aos direitos humanos e um apreço pelo uso da violência, as práticas de racismo, discriminação contra grupos minoritários realizadas nas redes sociais e as suas repercussões nos currículos e na formação de professores.

Palabras clave : fascismo; violência; psicanálise; filosofia; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )