SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Literature as emancipatory educational praxis and the formative possibilities of the BildungsromanMoral conservatism, indeterminacy of the human condition and democratic ethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FAVERO, Altair Alberto  and  BOMBASSARO, Luiz Carlos. O desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35863.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35863.

O presente ensaio tem como tema o desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Dentre as questões filosóficas com forte presença na educação, a que trata da verdade talvez seja a mais instigante e desafiadora. Especialmente hoje, quando se propala a entrada na era da pós-verdade e do pós-fático, essa questão revela-se imprescindível para a compreensão e para a realização dos processos formativos. O ensaio está organizado em três momentos: inicialmente, teceremos algumas considerações sobre o problema da educação na era da pós-verdade e do pós-fático; depois, trataremos da conversação na perspectiva filosófica rortiana; e, por fim, abordaremos a possível relação entre educação e conversação como forma de enfrentar o problema da verdade e a noção de “redescrição” como uma forma alargada de compreender a verdade.

Keywords : educação; verdade; pós-verdade; conversação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )