SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2La literatura como praxis educativa emancipadora y las posibilidades formativas de los BildungsromanConservacionismo moral, indeterminación de la condición humana y ética democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FAVERO, Altair Alberto  y  BOMBASSARO, Luiz Carlos. O desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35863.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35863.

O presente ensaio tem como tema o desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Dentre as questões filosóficas com forte presença na educação, a que trata da verdade talvez seja a mais instigante e desafiadora. Especialmente hoje, quando se propala a entrada na era da pós-verdade e do pós-fático, essa questão revela-se imprescindível para a compreensão e para a realização dos processos formativos. O ensaio está organizado em três momentos: inicialmente, teceremos algumas considerações sobre o problema da educação na era da pós-verdade e do pós-fático; depois, trataremos da conversação na perspectiva filosófica rortiana; e, por fim, abordaremos a possível relação entre educação e conversação como forma de enfrentar o problema da verdade e a noção de “redescrição” como uma forma alargada de compreender a verdade.

Palabras clave : educação; verdade; pós-verdade; conversação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )