SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2A literatura enquanto práxis educativa emancipatória e as possibilidades formativas dos BildungsromanConservadorismo moral, indeterminação da condição humana e ética democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FAVERO, Altair Alberto  e  BOMBASSARO, Luiz Carlos. O desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35863.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35863.

O presente ensaio tem como tema o desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Dentre as questões filosóficas com forte presença na educação, a que trata da verdade talvez seja a mais instigante e desafiadora. Especialmente hoje, quando se propala a entrada na era da pós-verdade e do pós-fático, essa questão revela-se imprescindível para a compreensão e para a realização dos processos formativos. O ensaio está organizado em três momentos: inicialmente, teceremos algumas considerações sobre o problema da educação na era da pós-verdade e do pós-fático; depois, trataremos da conversação na perspectiva filosófica rortiana; e, por fim, abordaremos a possível relação entre educação e conversação como forma de enfrentar o problema da verdade e a noção de “redescrição” como uma forma alargada de compreender a verdade.

Palavras-chave : educação; verdade; pós-verdade; conversação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )