SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2The challenge of education as a conversation in the time of forgetting truthFormal pedagogy and social pedagogy in mutual dependence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DALBOSCO, Claudio Almir; CENCI, Angelo Vitório  and  ROSSETTO, Miguel da Silva. Conservadorismo moral, indeterminação da condição humana e ética democrática. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35895.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35895.

O artigo argumenta que o conservadorismo moral da “comunidade moral bolsonarista” baseia-se em uma noção fechada e dogmática de mundo, assim como na ideia fundamentalista de ser humano como essência pronta e numa ontologia antropológica hierarquizada. A partir desse passo, recorre-se ao pragmatismo falibilista de Bernstein como referência crítica ao conservadorismo moral autoritário e ao perigo de fechamento do espaço público que ele representa. Na sequência, procura-se mostrar que essa maneira pública e crítica de pensar dá origem a uma noção aberta e plural de mundo e à compreensão da condição do ser humano como indeterminada, condição que contradiz o desejo irracional e desmesurado de onipotência. Conclui-se, por fim, defendendo-se que é o nexo entre mundo aberto e fragilidade humana, no marco de uma ética democrática, que cria as condições propícias para experiências éticas e formativas.

Keywords : conservadorismo moral; condição humana; falibilismo; ética democrática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )