SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2O desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdadePedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DALBOSCO, Claudio Almir; CENCI, Angelo Vitório  e  ROSSETTO, Miguel da Silva. Conservadorismo moral, indeterminação da condição humana e ética democrática. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35895.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35895.

O artigo argumenta que o conservadorismo moral da “comunidade moral bolsonarista” baseia-se em uma noção fechada e dogmática de mundo, assim como na ideia fundamentalista de ser humano como essência pronta e numa ontologia antropológica hierarquizada. A partir desse passo, recorre-se ao pragmatismo falibilista de Bernstein como referência crítica ao conservadorismo moral autoritário e ao perigo de fechamento do espaço público que ele representa. Na sequência, procura-se mostrar que essa maneira pública e crítica de pensar dá origem a uma noção aberta e plural de mundo e à compreensão da condição do ser humano como indeterminada, condição que contradiz o desejo irracional e desmesurado de onipotência. Conclui-se, por fim, defendendo-se que é o nexo entre mundo aberto e fragilidade humana, no marco de uma ética democrática, que cria as condições propícias para experiências éticas e formativas.

Palavras-chave : conservadorismo moral; condição humana; falibilismo; ética democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )