SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Moral conservatism, indeterminacy of the human condition and democratic ethicsThe problem of education in the accelerated society and the expropriation of attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FLICKINGER, Hans-Georg. Pedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35964.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35964.

Ao longo dos últimos anos observa-se no Brasil, o interesse crescente no campo da chamada pedagogia social. A partir de experiências próprias, o autor caracteriza as diferenças entre esse tipo de trabalho pedagógico e a tradicional pedagogia escolar. Defende-se a tese de que as diretrizes subjacentes às atuais políticas educativas estatais desprezam o processo educativo como experiência essencialmente social, contribuindo, assim, ao deslocamento dessa demanda para o espaço fora das instituições fechadas.

Keywords : educação intramuros; pedagogia social; políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )