SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Conservacionismo moral, indeterminación de la condición humana y ética democráticaEl problema de la formación en la sociedad acelerada y la expropiación de la atención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FLICKINGER, Hans-Georg. Pedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35964.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35964.

Ao longo dos últimos anos observa-se no Brasil, o interesse crescente no campo da chamada pedagogia social. A partir de experiências próprias, o autor caracteriza as diferenças entre esse tipo de trabalho pedagógico e a tradicional pedagogia escolar. Defende-se a tese de que as diretrizes subjacentes às atuais políticas educativas estatais desprezam o processo educativo como experiência essencialmente social, contribuindo, assim, ao deslocamento dessa demanda para o espaço fora das instituições fechadas.

Palabras clave : educação intramuros; pedagogia social; políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )