SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Conservadorismo moral, indeterminação da condição humana e ética democráticaO problema da formação na sociedade acelerada e na expropriação da atenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FLICKINGER, Hans-Georg. Pedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35964.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35964.

Ao longo dos últimos anos observa-se no Brasil, o interesse crescente no campo da chamada pedagogia social. A partir de experiências próprias, o autor caracteriza as diferenças entre esse tipo de trabalho pedagógico e a tradicional pedagogia escolar. Defende-se a tese de que as diretrizes subjacentes às atuais políticas educativas estatais desprezam o processo educativo como experiência essencialmente social, contribuindo, assim, ao deslocamento dessa demanda para o espaço fora das instituições fechadas.

Palavras-chave : educação intramuros; pedagogia social; políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )