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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RAMOS, António Gómez. O problema da formação na sociedade acelerada e na expropriação da atenção. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35967.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35967.

O problema da formação na sociedade acelerada e na expropriação da atenção. A concepção clássica de Bildung foi construída sobre atividades culturais, sobretudo a leitura, que pressupunha um alto grau de concentração, silêncio e solidão, a partir dos quais se esperava produzir uma subjetividade reflexiva, autônoma e formada de acordo com o ideal de sujeito da Modernidade clássica. As mudanças tecnológicas e de hábitos sociais produzidos paralelamente à ordem neoliberal contemporânea têm deteriorado esses tipos de atividades culturais, sobretudo a leitura, introduzindo um modo de vida acelerado e devedor da imediatez que, de acordo com teóricos contemporâneos (Harmut Rosa, Jonathan Crary, Byung Chul Han), apresentaremos como alienação. Sobretudo, a perda da capacidade de atenção e concentração, relacionada ao uso das novas tecnologias, supõe um desafio para a Bildung clássica e obriga sua reformulação.

Palabras clave : Bildung; atenção; aceleração; leitura; sociedade disciplinar; sociedade do desempenho.

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