SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Education and democracy in the current scenario of neoliberal capitalismoHuman capital and educational landscape: on how current Heydorn's Critique of the Structural Plan for Education (1970) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

RAJOBAC, Raimundo  and  GARCIA, Fernando Ferminio. Música como problema de formação (Bildung): Espinosa, corpo e afecções. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35973.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 1981-2582.

O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética: parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo.

Keywords : música; corpo; afecções; formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )