SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Educación y democracia en el capitalismo neoliberal contemporáneoCapital humano y panorama educativo: sobre la actualidad de la Crítica de Heydorn al Plan Estructural para la Educación (1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RAJOBAC, Raimundo  y  GARCIA, Fernando Ferminio. Música como problema de formação (Bildung): Espinosa, corpo e afecções. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35973.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.

O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética: parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo.

Palabras clave : música; corpo; afecções; formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )