SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Educação e democracia no contexto do capitalismo neoliberal contemporâneoCapital humano e panorama educacional: sobre a atualidade da Crítica de Heydorn ao Plano Estrutural para a Educação (1970) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

RAJOBAC, Raimundo  e  GARCIA, Fernando Ferminio. Música como problema de formação (Bildung): Espinosa, corpo e afecções. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35973.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.

O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética: parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo.

Palavras-chave : música; corpo; afecções; formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )