SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Espinosa, body and conditions: music as a formation problem (Bildung)Teaching of Philosophy in the amazon: the insurgence of other philosophies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

STEDEROTH, Dirk. Capital humano e panorama educacional: sobre a atualidade da Crítica de Heydorn ao Plano Estrutural para a Educação (1970). Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35974.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35974.

o ensaio reconstrói a história das reformas do sistema educacional alemão, escolhendo a famosa crítica de Heinz-Joachim Heydorn, dos anos 1970, como eixo da argumentação. Tanto a pré-história dessa crítica quanto as políticas das últimas décadas revelam uma continuidade da orientação pedagógica que, desde o conceito do capital humano até os critérios de competência e de adaptação às demandas da economia e da tecnologia em permanente transformação, perde de vista o homem. Ao invés de focar em competências humanas imediatamente aproveitáveis, o autor pleiteia em favor da formação universal, convencido ser essa a melhor condição para se enfrentar os desafios da dinâmica inscrita ao mundo moderno.

Keywords : história das reformas educacionais; diretrizes educacionais; capital humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )