SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Human capital and educational landscape: on how current Heydorn's Critique of the Structural Plan for Education (1970)The role of nursery teacher from the psychoanalytic approach: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SOUZA, Sulivan Ferreira de  and  OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Ensino de Filosofia na Amazônia: a insurgência de filosofias-outras. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e31281.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.31281.

Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa realizada em cursos de Filosofia de duas universidades públicas na cidade de Belém, estado do Pará, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste artigo é debater insurgências decoloniais no ensino de filosofia. A abordagem teórica é da rede conceitual do coletivo Decolonial. É um estudo qualitativo, constituído por pesquisa de campo, levantamento bibliográfico e documental. Foram entrevistados 4 (quatro) estudantes. Inferiu-se que a primeira postura para decolonizar o ensino de filosofia é a reflexão crítica de quem vivencia a filosofia, assim como problematizar a história da filosofia, os cânones da tradição filosófica, bem como desconstruir as concepções engessadas e dogmáticas de filosofia, isto é, realizar uma antropofagia epistemológica/filosófica.

Keywords : educação; ensino de filosofia; colonialidade; decolonialidade; epistemologia educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )