SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Capital humano y panorama educativo: sobre la actualidad de la Crítica de Heydorn al Plan Estructural para la Educación (1970)La función del educador en la guardería bajo el enfoque psicoanalítico: una revisión integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SOUZA, Sulivan Ferreira de  y  OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Ensino de Filosofia na Amazônia: a insurgência de filosofias-outras. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e31281.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.31281.

Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa realizada em cursos de Filosofia de duas universidades públicas na cidade de Belém, estado do Pará, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste artigo é debater insurgências decoloniais no ensino de filosofia. A abordagem teórica é da rede conceitual do coletivo Decolonial. É um estudo qualitativo, constituído por pesquisa de campo, levantamento bibliográfico e documental. Foram entrevistados 4 (quatro) estudantes. Inferiu-se que a primeira postura para decolonizar o ensino de filosofia é a reflexão crítica de quem vivencia a filosofia, assim como problematizar a história da filosofia, os cânones da tradição filosófica, bem como desconstruir as concepções engessadas e dogmáticas de filosofia, isto é, realizar uma antropofagia epistemológica/filosófica.

Palabras clave : educação; ensino de filosofia; colonialidade; decolonialidade; epistemologia educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )