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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SOUZA, Sulivan Ferreira de  e  OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Ensino de Filosofia na Amazônia: a insurgência de filosofias-outras. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e31281.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.31281.

Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa realizada em cursos de Filosofia de duas universidades públicas na cidade de Belém, estado do Pará, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste artigo é debater insurgências decoloniais no ensino de filosofia. A abordagem teórica é da rede conceitual do coletivo Decolonial. É um estudo qualitativo, constituído por pesquisa de campo, levantamento bibliográfico e documental. Foram entrevistados 4 (quatro) estudantes. Inferiu-se que a primeira postura para decolonizar o ensino de filosofia é a reflexão crítica de quem vivencia a filosofia, assim como problematizar a história da filosofia, os cânones da tradição filosófica, bem como desconstruir as concepções engessadas e dogmáticas de filosofia, isto é, realizar uma antropofagia epistemológica/filosófica.

Palavras-chave : educação; ensino de filosofia; colonialidade; decolonialidade; epistemologia educacional.

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