SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Teaching of Philosophy in the amazon: the insurgence of other philosophiesThe contemporary spiritographist: a translative poetic action in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GNATTA, Hellen Terluk; MARCOLINO-GALLI, Juliana  and  BALLAO, Cléa Maria. A função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica: uma revisão integrativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e32010.  Epub Feb 01, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.32010.

A creche é um espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil e envolve questões sobre a separação mãe-bebê. O educador que atua na creche vivencia alguns conflitos sobre a maternagem dos bebês. Diante disso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, entre os anos de 2002 e 2016, com o objetivo de apresentar a contribuição dos conceitos psicanalíticos para definir a função do cuidador/educador na creche. Quatorze publicações, que se enquadram nas questões da presente pesquisa, foram utilizadas como referência. A maioria dos estudos analisados destacaram a importância da primeira infância na constituição do aparelho psíquico a partir dos conceitos psicanalíticos fundantes. Sendo assim, infere-se que o cuidador/educador na creche é um mediador na constituição psíquica do bebê, inserindo a criança no campo da linguagem e operando na função materna e paterna.

Keywords : bebê; creche; psicanálise; educação; linguagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )