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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GNATTA, Hellen Terluk; MARCOLINO-GALLI, Juliana  y  BALLAO, Cléa Maria. A função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica: uma revisão integrativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e32010.  Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.32010.

A creche é um espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil e envolve questões sobre a separação mãe-bebê. O educador que atua na creche vivencia alguns conflitos sobre a maternagem dos bebês. Diante disso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, entre os anos de 2002 e 2016, com o objetivo de apresentar a contribuição dos conceitos psicanalíticos para definir a função do cuidador/educador na creche. Quatorze publicações, que se enquadram nas questões da presente pesquisa, foram utilizadas como referência. A maioria dos estudos analisados destacaram a importância da primeira infância na constituição do aparelho psíquico a partir dos conceitos psicanalíticos fundantes. Sendo assim, infere-se que o cuidador/educador na creche é um mediador na constituição psíquica do bebê, inserindo a criança no campo da linguagem e operando na função materna e paterna.

Palabras clave : bebê; creche; psicanálise; educação; linguagem.

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