SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3The Semantic Fields of Baby Studies in Early Childhood Education: An Analysis of Academic Production in Brazilian Journal ArticlesThe state of the art or the state of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DUQUE, Letícia de Souza  and  MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço. Cuidar-educar na creche: itinerários pelos trabalhos da Anped, Grupeci e BDTD. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.3, e37472. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37472.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que creches e pré-escolas devem cuidar e educar bebês e crianças. Este artigo tem por objetivo discutir estudos sobre concepções e práticas na creche. O levantamento foi realizado no período entre 2007 e 2018 nos arquivos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação e do Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. A análise aponta um crescimento do número de pesquisas sobre a temática, mas há um quantitativo reduzido de estudos produzidos. Demarca que apesar da discussão sobre a dicotomia entre as ações de cuidado e de educação parecer superada no campo teórico e na legislação, ela é percebida pelas professoras de creche de modo segmentado. Nesse sentido, os trabalhos apontam a necessidade de manter o tema em discussão na formação docente inicial e continuada.

Keywords : cuidar- educar; bebês; concepções-práticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )