SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Los campos semánticos de los estudios del bebé en la educación de la primera infancia: un análisis de la producción académica en artículos de revistas brasileñasEl estado de arte o el estado del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

DUQUE, Letícia de Souza  y  MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço. Cuidar-educar na creche: itinerários pelos trabalhos da Anped, Grupeci e BDTD. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.3, e37472. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37472.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que creches e pré-escolas devem cuidar e educar bebês e crianças. Este artigo tem por objetivo discutir estudos sobre concepções e práticas na creche. O levantamento foi realizado no período entre 2007 e 2018 nos arquivos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação e do Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. A análise aponta um crescimento do número de pesquisas sobre a temática, mas há um quantitativo reduzido de estudos produzidos. Demarca que apesar da discussão sobre a dicotomia entre as ações de cuidado e de educação parecer superada no campo teórico e na legislação, ela é percebida pelas professoras de creche de modo segmentado. Nesse sentido, os trabalhos apontam a necessidade de manter o tema em discussão na formação docente inicial e continuada.

Palabras clave : cuidar- educar; bebês; concepções-práticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )