SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Caring-educating in day care: itineraries through the work of Anped, Grupeci e BDTDEducational practices in university teaching: conceptions in the pedagogical innovation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SILVA, Anne Patricia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de  and  VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.3, e37452. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452.

O artigo inicia com uma discussão teórica do que são as revisões críticas dos modos de produção no campo da Educação reconhecidos como “Estado da Arte” e “Estado do Conhecimento”. São estudos que sistematizam o que foi produzido durante um período de tempo e área de abrangência, observando rastros deixados no percurso histórico de suas produções. Esses termos são comumente utilizados como sinônimos em variadas investigações, apesar das diferenças existentes. Na segunda parte é apresentado um balanço do que foi produzido entre 2003 e 2018, em quatro programas de pós-graduação de uma das universidades estaduais do Brasil, com tradição em investigação em Educação. Foram analisadas 54 produções (11 teses e 43 dissertações) referentes à Educação Infantil, desvelando seus achados e lacunas que poderão ser preenchidas em futuras pesquisas. O texto, busca demarcar as congruências e as divergências das concepções apresentadas e explicitar os percursos delineados no processo de construção do conhecimento na área.

Keywords : estado da arte; estado do conhecimento; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )