SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3THE POLICY OF EXPANDING S SLOTS FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: PROINFÂNCIA IN REVIEWThe between methodology, the educator and the advisor in the prevention of autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FERREIRA, Manuela  and  ROCHA, Cristina.Não há sol sem sombras”: virtudes, impasses e limitações na pesquisa documental sobre a infância e sua educação em Portugal. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.3, e37489. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37489.

A visibilidade da infância nas sociedades ocidentais contemporâneas, igualmente sentida nas Ciências Sociais e, em particular, na pesquisa em educação, expressa-se numa crescente área de estudos dedicada à Educação da Infância, em que se sublinha a importância das pesquisas documentais para esclarecer e divulgar o “estado da arte” ou o “estado do conhecimento” produzido. Neste texto, as mudanças no pensamento e nas práticas relativas à infância e sua educação foram escrutinadas em fontes documentais como a produção académica (dissertações de mestrado e teses de doutoramento), e num acervo documental relativo à imprensa de educação e ensino. Cada uma dessas fontes fornece subsídios valiosos para a observação do estado do conhecimento. Acresce a exploração das estatísticas sobre as crianças como fonte documental, para apreender o léxico com que elas são referenciadas na observação estatística, e que extravasou para outros campos. Em conformidade, ao apresentarem um conjunto de pesquisas documentais em fontes que permitem identificar o “estado da arte” e as reflexões suscitadas, as autoras regressam a trabalhos por elas realizados acerca das crianças, da infância e da sua educação em Portugal, propondo-se: i) apresentar as diversas fontes observadas e debater as suas virtudes, impasses e limitações nesta modalidade de pesquisa; ii) interrogar o critério de busca – idade; e iii) explorar o repertório de designações encontradas para classificar e ordenar a diversidade das crianças e suas condições biossociais na infância, contribuindo assim para a (re)construção social da infância e da educação das crianças.

Keywords : infância; educação; estado da arte; fontes documentais; idade e designações das crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )