SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3“There is no sun without shadows”: virtues, impasses and limitations in documentary research on childhood and its education in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ROSA, Dorisnei Jornada da  and  FERRARI, Andrea Gabriela. A metodologia do entre, o educador e a assessoria na prevenção do autismo. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.3, e32459. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.32459.

O artigo trata da importância da metodologia do entre, de Homi Bhabha (1998) utilizada em uma pesquisa de mestrado. O objetivo visa refletir sobre os efeitos da intervenção transdisciplinar na prevenção do autismo, a partir da experiência de educadores e de assessoria em educação precoce no campo da educação infantil. Para tanto, utiliza os resultados de uma pesquisa realizada com duas crianças, dos zero aos três anos de idade e seus educadores, que foi constituída por quatro tempos: o tempo de criação do trabalho de assessoria EP/PI/SMED, a detecção dos sinais de autismo nos bebês, a avaliação psicanalítica dessas crianças aos três anos de idade e a escrita da pesquisa. Os resultados indicam que houve mudanças na posição discursiva dos educadores, produzindo efeitos não apenas educativos, mas estruturantes e terapêuticos, possibilitando a saída do risco de autismo e a retomada dos processos psíquicos constitutivos nas duas crianças.

Keywords : metodologia entre; psicanálise; educação infantil; assessoria; autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )