SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3“Não há sol sem sombras”: virtudes, impasses e limitações na pesquisa documental sobre a infância e sua educação em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ROSA, Dorisnei Jornada da  e  FERRARI, Andrea Gabriela. A metodologia do entre, o educador e a assessoria na prevenção do autismo. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.3, e32459. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.32459.

O artigo trata da importância da metodologia do entre, de Homi Bhabha (1998) utilizada em uma pesquisa de mestrado. O objetivo visa refletir sobre os efeitos da intervenção transdisciplinar na prevenção do autismo, a partir da experiência de educadores e de assessoria em educação precoce no campo da educação infantil. Para tanto, utiliza os resultados de uma pesquisa realizada com duas crianças, dos zero aos três anos de idade e seus educadores, que foi constituída por quatro tempos: o tempo de criação do trabalho de assessoria EP/PI/SMED, a detecção dos sinais de autismo nos bebês, a avaliação psicanalítica dessas crianças aos três anos de idade e a escrita da pesquisa. Os resultados indicam que houve mudanças na posição discursiva dos educadores, produzindo efeitos não apenas educativos, mas estruturantes e terapêuticos, possibilitando a saída do risco de autismo e a retomada dos processos psíquicos constitutivos nas duas crianças.

Palavras-chave : metodologia entre; psicanálise; educação infantil; assessoria; autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )