Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
FURLAN, Elaine Gomes Matheus e MARIN, Alda Junqueira. Comparando discursos sobre educação continuada de professores entre Brasil e Argentina. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e31445. Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.31445.
Este trabalho é parte de projeto coletivo de pesquisa mais ampla sobre novos modelos de formação de professores com alguns objetivos abrangendo comparações do Brasil e países da América Latina. No decorrer da pesquisa surgiu uma questão intrigante, qual seja, as semelhanças e as diferenças no que se refere a discursos e práticas de formação continuada de professores. Neste artigo, portanto, focalizam-se intervenções que compuseram agendas políticas nessa área. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e de documentos representados por leis, normativas e projetos de formação. Destacam-se, nessas intervenções, os discursos, mas também algumas práticas decorrentes. Foram tomados como base de análise os termos utilizados no Brasil e na Argentina, tais como: formação em serviço e fora do serviço; aperfeiçoamento; capacitação; formação contínua; e educação continuada. Esses termos e suas variações são analisados nas relações com as agendas políticas das últimas décadas com suporte da concepção de que a comparação permite a compreensão de como são propostas tais ações em cada país. As análises decorrem do uso da concepção relacional com políticas internacionais e com perspectiva da sociologia da cultura.
Palavras-chave : educação continuada; análise de termos; comparação entre Brasil e Argentina.