SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Comparando discursos sobre educação continuada de professores entre Brasil e ArgentinaAprendizagem e tecnologias móveis sem fio: conexões, problematizações e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; LOPES, Ricardo Cortez  e  BEVILAQUA, Vinicius Foletto. Abordagem disposicional como ferramenta para compreender o subcampo da Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e31745.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.31745.

Este artigo propõe compreender aspectos da pesquisa em Educação no Brasil a partir do conceito de disposições, verificando-as em depoimentos de líderes de grupos de pesquisa. A abordagem se dá a partir da sociologia crítica, com base no arcabouço teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. O material empírico é composto por entrevistas, cujo conteúdo foi categorizado através de análise qualitativa. Há evidências de disposições alinhadas àquilo que a literatura sociológica identifica como propriedades gerais do campo científico, como a competência para operar o ludus e a apetência e a competência para a interlocução. Ao mesmo tempo, emerge um conjunto de elementos que indicam disposições particulares ao subcampo da Educação, aqui caracterizadas como apetência para a intervenção socioeducacional. Tal característica, associada a ideias de emancipação e mudança social, pode ser reconhecida como uma das particularidades que compõe a singularidade da pesquisa educacional dentro do campo científico.

Palavras-chave : disposições; pesquisa em educação; habitus; campo científico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )