SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Abordagem disposicional como ferramenta para compreender o subcampo da EducaçãoEducação para a cidadania democrática: desafios, impasses e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LOUREIRO, Carine Bueira  e  LOPES, Maura Corcini. Aprendizagem e tecnologias móveis sem fio: conexões, problematizações e possibilidades. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e32274.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32274.

O objetivo deste artigo é discutir e problematizar a disseminação e o enaltecimento da aprendizagem móvel a partir dos conceitos de ferramenta de prática discursiva e de subjetividade. Narrativas digitais produzidas por estudantes da Educação Básica e práticas discursivas mobilizadas pela Unesco constituem a empiria da discussão tecida nessa problematização. As narrativas demonstraram que o uso feito por adolescentes das tecnologias digitais móveis sem fio (TMSF) como ferramenta para a aprendizagem restringe-se a utilitarismo, treinamento e reprodução. Alicerçada nos estudos foucaultianos, a analítica desenvolvida permite afirmar que a exacerbação da ideia de aprendizagem móvel cria condições de possibilidade para a produção de outros tipos de subjetividades, mais participativas e dispersas, ligadas à necessidade de conexão em rede. A este outro modo de subjetividade, denomina-se Homo œconomicus discentis accessibilis, um sujeito que, além de encarregar-se de empresariar a si mesmo, também assume a necessidade de manter-se disponível para acessar e ser acessado.

Palavras-chave : aprendizagem móvel; tecnologias móveis; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )