SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Aprendizagem e tecnologias móveis sem fio: conexões, problematizações e possibilidadesA educação em português em contextos multiculturais – um estudo a partir de relatórios de estágio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MUZZATTO, Egidiane Michelotto  e  SILVA, Luís Fernando Santos Corrêa da. Educação para a cidadania democrática: desafios, impasses e perspectivas. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e32656.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32656.

O presente artigo tem como objetivo discutir as intersecções contemporâneas entre a cidadania e a democracia, sobretudo no que concerne ao papel da educação para a consolidação de ambas. Resgata-se o debate teórico e conceitual sobre os desafios e os impasses da cidadania e da democracia na contemporaneidade, bem como enfatiza-se as características de um modelo específico de cidadania, mais ativa e substantiva, que é a cidadania democrática. Tal modelo fundamenta-se em três pilares que devem integrar o currículo escolar: (a) o pensamento crítico; (b) a cidadania universal; e (c) a capacidade imaginativa. Entende-se que a construção da cidadania democrática depende de uma formação humana plural, de modo a superar o utilitarismo técnico e econômico. Surge daí a importância da presença das ciências humanas, da filosofia e das artes no currículo escolar, dado o caráter crítico e desnaturalizador dessas áreas do conhecimento.

Palavras-chave : cidadania democrática; educação cidadã; emancipação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )