SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Educación para la ciudadanía democrática: desafíos, puntos muertos y prospectosEducación corporativa en el servicio público: un estudio de caso con enfoque en el aprendizaje dialógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ANCA, Maria Helena. A educação em português em contextos multiculturais – um estudo a partir de relatórios de estágio. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e32812.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32812.

A sociedade portuguesa, como as outras sociedades europeias, foi-se tornando multicultural, fenómeno que se estendeu à escola. Neste âmbito, e partindo de contextos escolares plurais, pretendemos analisar como sete estudantes de um mestrado em ensino, da Universidade A, desenvolveram o seu estudo empírico em escolas do ensino básico (EB), onde realizaram o estágio pedagógico: temáticas, opções metodológicas e contributos para a educação em português, configurando-se o produto final deste trabalho como o relatório de estágio, ou relatório de mestrado.Os resultados apontam para temáticas mais próximas da diversidade linguística e cultural e menos para a reflexão sobre o português; as opções metodológicas são de natureza qualitativa, por se tratar de investigações educativas em línguas; por fim, os estudos destacam a importância atribuída ao fator língua pelos alunos do EB, ou seja, as suas perceções sobre as línguas (língua conhecida/desconhecida, próxima/distante) que os aproximam ou afastam dos alunos estrangeiros.

Palabras clave : educação em português; imigração; diversidade linguística e cultural; relatórios de estágio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )