SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Educação para a cidadania democrática: desafios, impasses e perspectivasEducação corporativa no serviço público: um estudo de caso com enfoque na aprendizagem dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ANCA, Maria Helena. A educação em português em contextos multiculturais – um estudo a partir de relatórios de estágio. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e32812.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32812.

A sociedade portuguesa, como as outras sociedades europeias, foi-se tornando multicultural, fenómeno que se estendeu à escola. Neste âmbito, e partindo de contextos escolares plurais, pretendemos analisar como sete estudantes de um mestrado em ensino, da Universidade A, desenvolveram o seu estudo empírico em escolas do ensino básico (EB), onde realizaram o estágio pedagógico: temáticas, opções metodológicas e contributos para a educação em português, configurando-se o produto final deste trabalho como o relatório de estágio, ou relatório de mestrado.Os resultados apontam para temáticas mais próximas da diversidade linguística e cultural e menos para a reflexão sobre o português; as opções metodológicas são de natureza qualitativa, por se tratar de investigações educativas em línguas; por fim, os estudos destacam a importância atribuída ao fator língua pelos alunos do EB, ou seja, as suas perceções sobre as línguas (língua conhecida/desconhecida, próxima/distante) que os aproximam ou afastam dos alunos estrangeiros.

Palavras-chave : educação em português; imigração; diversidade linguística e cultural; relatórios de estágio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )