SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Educação corporativa no serviço público: um estudo de caso com enfoque na aprendizagem dialógicaA construção do conhecimento na extensão universitária a partir de uma experiência freireana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SILVA, Louise de Quadros da; JUNG, Hildegard Susana; FOSSATTI, Paulo  e  MIRANDA, José Alberto Antunes de. Políticas internas de internacionalização do ensino superior: um desafio à universidade contemporânea. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e33068.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33068.

O tema do artigo são as políticas internas de internacionalização em uma universidade comunitária da Região Sul do Brasil. O objetivo consiste em suscitar o debate sobre políticas internas de internacionalização do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou dados de um diário de campo, a fim de observar a situação de uma universidade comunitária da Região Sul do Brasil, conforme as fases do processo descritas por Stallivieri e os dilemas encontrados em cada uma. Apontamos a importância do planejamento e da constante reavaliação no processo de internacionalização no ensino superior, além de atenção a indicadores de gestão como o desenvolvimento de estudantes globais atentos ao interculturalismo, aprendizado de línguas estrangeiras, pouco investimento e escassez de programas e sistemas de formação docente, adaptação cultural, incentivo à pesquisa em rede e a internacionalização do currículo. Verificamos a relevância dada pela instituição pesquisada para esse tema, porém, indicamos uma melhor elaboração de algumas fases da internacionalização e um monitoramento constante nos principais temas: formação docente; dificuldades na comunicação (língua); pesquisa e currículo; e adaptação cultural.

Palavras-chave : gestão educacional; internacionalização; ensino superior; fases da internacionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )