SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Internal policies for internationalization of higher education: a challenge to contemporary universityLiteracy in a religious context: a study with women rural workers in Bahia’s countryside author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

JACINTO, Adriana Giaqueto  and  MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. A construção do conhecimento na extensão universitária a partir de uma experiência freireana. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e33110.  Epub July 11, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33110.

Nos moldes da sociedade capitalista, sempre irá perdurar a existência de opressores e oprimidos e, portanto, podemos considerar que o legado de Paulo Freire continua atual para aqueles que se consideram educadores que buscam outra sociabilidade possível. Dentre os seus pensamentos destaca-se suas persistentes reflexões sobre o diálogo. Destacamos o Projeto de Extensão Universitária “NECRIA – Núcleo de Estudos e Extensão sobre Criança e Adolescente- e o ECA na escola”, o qual realizou ao longo de sua trajetória uma ação educativa com crianças de uma escola estadual do ensino fundamental, uma atuação pautada na teoria de Paulo Freire. Trazer os fundamentos da relação dialógica em Paulo Freire para compreender os desafios trilhados pelo referido projeto de extensão universitária é o que se propõe nos limites desse artigo.

Keywords : educação; ação dialógica; extensão universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )