SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Políticas internas de internacionalización de la enseñanza superior: un reto a la universidad contemporáneaCultura escrita en contexto religioso: un estudio con mujeres campesinas en el sertão de Bahía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

JACINTO, Adriana Giaqueto  y  MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. A construção do conhecimento na extensão universitária a partir de uma experiência freireana. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e33110.  Epub 11-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33110.

Nos moldes da sociedade capitalista, sempre irá perdurar a existência de opressores e oprimidos e, portanto, podemos considerar que o legado de Paulo Freire continua atual para aqueles que se consideram educadores que buscam outra sociabilidade possível. Dentre os seus pensamentos destaca-se suas persistentes reflexões sobre o diálogo. Destacamos o Projeto de Extensão Universitária “NECRIA – Núcleo de Estudos e Extensão sobre Criança e Adolescente- e o ECA na escola”, o qual realizou ao longo de sua trajetória uma ação educativa com crianças de uma escola estadual do ensino fundamental, uma atuação pautada na teoria de Paulo Freire. Trazer os fundamentos da relação dialógica em Paulo Freire para compreender os desafios trilhados pelo referido projeto de extensão universitária é o que se propõe nos limites desse artigo.

Palabras clave : educação; ação dialógica; extensão universitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )