SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Políticas internas de internacionalização do ensino superior: um desafio à universidade contemporâneaLetramento em contexto religioso: um estudo com mulheres camponesas no Sertão da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

JACINTO, Adriana Giaqueto  e  MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. A construção do conhecimento na extensão universitária a partir de uma experiência freireana. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e33110.  Epub 11-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33110.

Nos moldes da sociedade capitalista, sempre irá perdurar a existência de opressores e oprimidos e, portanto, podemos considerar que o legado de Paulo Freire continua atual para aqueles que se consideram educadores que buscam outra sociabilidade possível. Dentre os seus pensamentos destaca-se suas persistentes reflexões sobre o diálogo. Destacamos o Projeto de Extensão Universitária “NECRIA – Núcleo de Estudos e Extensão sobre Criança e Adolescente- e o ECA na escola”, o qual realizou ao longo de sua trajetória uma ação educativa com crianças de uma escola estadual do ensino fundamental, uma atuação pautada na teoria de Paulo Freire. Trazer os fundamentos da relação dialógica em Paulo Freire para compreender os desafios trilhados pelo referido projeto de extensão universitária é o que se propõe nos limites desse artigo.

Palavras-chave : educação; ação dialógica; extensão universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )