SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Letramento em contexto religioso: um estudo com mulheres camponesas no Sertão da BahiaNarrativas digitais e ciberliteratura infantil: uma experiência-formativa com crianças na segunda infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

XAVIER, Gabriela Barbosa Souza  e  SILVA, Ezequiel Theodoro da. Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no ensino fundamental. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e33420.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33420.

Este estudo discute o uso de estratégias de ensino para a promoção da leitura no ensino fundamental. Analisa-se pesquisas identificadas na base SciELO.br focando a leitura neste nível de ensino; apresenta-se um conceito de leitura e sua importância no contexto socioeducacional, destacando o papel da escola e do educador na organização de um ambiente leitor; posteriormente, discute-se o uso de estratégias didáticas para a mediação da leitura em sala de aula. A didática do ensino da leitura perpassa três discussões: o planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias pedagógicas; o uso de suportes e configurações textuais, além da organização de ambientes interativos de leitura. Destaca-se a importância da socialização das investigações sobre a temática para professores e pesquisadores do ensino fundamental, visto que o conhecimento de práticas pedagógicas de mediação de leitura e de instrumentos avaliativos poderá compor um novo leque de possibilidades de atuação neste nível de ensino.

Palavras-chave : leitura; ensino fundamental; estratégias pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )