SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Pedagogical strategies to promote reading in the elementary schoolEducation under an antiracist look at school training in the brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

NUNES, Andrea Karla Ferreira; SANTOS, Vinicius Silva; SANTOS, Jacques Fernandes  and  SILVA, Camila Gomes Santos da. Narrativas digitais e ciberliteratura infantil: uma experiência-formativa com crianças na segunda infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e34107.  Epub July 20, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.34107.

O objetivo desse artigo é refletir sobre a utilização das narrativas literárias digitais como possibilidade de imersão e de formação de leitores infantis, tendo como análise os apontamentos e achados vividos em uma experiência com crianças de cinco e seis anos de idade, em uma escola de educação infantil. Foram priorizados para o entendimento dessa pesquisa, as expressões, as falas e as interlocuções das crianças com o uso de dispositivos digitais de acesso à literatura, destacando suas potencialidades com o intuito de ampliar os repertórios de linguagens, o cultivo da imaginação, da abstração, da curiosidade e da criatividade, os elementos essenciais para o desenvolvimento das aprendizagens e da autoria das crianças em fase de escolarização.

Keywords : narrativas; literatura; cultura digital; experiência; crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )