SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Estrategias pedagógicas para la promoción de la lectura en la enseñanza primariaEducación bajo una mirada antirracista en la formación escolar de la Amazonía brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

NUNES, Andrea Karla Ferreira; SANTOS, Vinicius Silva; SANTOS, Jacques Fernandes  y  SILVA, Camila Gomes Santos da. Narrativas digitais e ciberliteratura infantil: uma experiência-formativa com crianças na segunda infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e34107.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.34107.

O objetivo desse artigo é refletir sobre a utilização das narrativas literárias digitais como possibilidade de imersão e de formação de leitores infantis, tendo como análise os apontamentos e achados vividos em uma experiência com crianças de cinco e seis anos de idade, em uma escola de educação infantil. Foram priorizados para o entendimento dessa pesquisa, as expressões, as falas e as interlocuções das crianças com o uso de dispositivos digitais de acesso à literatura, destacando suas potencialidades com o intuito de ampliar os repertórios de linguagens, o cultivo da imaginação, da abstração, da curiosidade e da criatividade, os elementos essenciais para o desenvolvimento das aprendizagens e da autoria das crianças em fase de escolarização.

Palabras clave : narrativas; literatura; cultura digital; experiência; crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )