Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
NUNES, Andrea Karla Ferreira; SANTOS, Vinicius Silva; SANTOS, Jacques Fernandes e SILVA, Camila Gomes Santos da. Narrativas digitais e ciberliteratura infantil: uma experiência-formativa com crianças na segunda infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e34107. Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.34107.
O objetivo desse artigo é refletir sobre a utilização das narrativas literárias digitais como possibilidade de imersão e de formação de leitores infantis, tendo como análise os apontamentos e achados vividos em uma experiência com crianças de cinco e seis anos de idade, em uma escola de educação infantil. Foram priorizados para o entendimento dessa pesquisa, as expressões, as falas e as interlocuções das crianças com o uso de dispositivos digitais de acesso à literatura, destacando suas potencialidades com o intuito de ampliar os repertórios de linguagens, o cultivo da imaginação, da abstração, da curiosidade e da criatividade, os elementos essenciais para o desenvolvimento das aprendizagens e da autoria das crianças em fase de escolarização.
Palavras-chave : narrativas; literatura; cultura digital; experiência; crianças.