SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Estratégias pedagógicas para a promoção da leitura no ensino fundamentalEducação sob um olhar antirracista na formação escolar da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

NUNES, Andrea Karla Ferreira; SANTOS, Vinicius Silva; SANTOS, Jacques Fernandes  e  SILVA, Camila Gomes Santos da. Narrativas digitais e ciberliteratura infantil: uma experiência-formativa com crianças na segunda infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e34107.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.34107.

O objetivo desse artigo é refletir sobre a utilização das narrativas literárias digitais como possibilidade de imersão e de formação de leitores infantis, tendo como análise os apontamentos e achados vividos em uma experiência com crianças de cinco e seis anos de idade, em uma escola de educação infantil. Foram priorizados para o entendimento dessa pesquisa, as expressões, as falas e as interlocuções das crianças com o uso de dispositivos digitais de acesso à literatura, destacando suas potencialidades com o intuito de ampliar os repertórios de linguagens, o cultivo da imaginação, da abstração, da curiosidade e da criatividade, os elementos essenciais para o desenvolvimento das aprendizagens e da autoria das crianças em fase de escolarização.

Palavras-chave : narrativas; literatura; cultura digital; experiência; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )