SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Narrativas digitales y ciberliteratura infantil: una experiencia-formación con niños en la segunda infancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERREIRA DE ASSIS, Andrelize Schabo  y  DOS SANTOS FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho. Educação sob um olhar antirracista na formação escolar da Amazônia brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e36678.  Epub 11-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.36678.

O objetivo deste texto é problematizar o trabalho desenvolvido sobre a temática racial em uma instituição pública de ensino na Amazônia, com foco na tensão entre o multiculturalismo funcional e a interculturalidade crítica. Os diálogos ficcionais dos jogos de cenas, inspirados na terapia desconstrucionista de Jacques Derrida (1971) e nos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein (2014), mostram que há diferentes maneiras de se trabalhar educação antirracista em sala de aula e que é importante compreender alguns conceitos sobre a temática para evitar, nos termos de Veiga-Neto (2003), o multiculturalismo bom-mocista, que mantém intactas as bases hierarquicamente racializadas da sociedade brasileira. Confrontar e discutir criticamente o racismo é responsabilidade de todos, especialmente dos envolvidos no processo de formação escolar e acadêmica.

Palabras clave : discriminação étnica; educação antirracista; jogos de cenas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )