SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Methodologies active in the course of law: possibilities of application of Arch of MaguerezThe legacy of popular education in the formation of individuality for it in the classes of the Youth and Adult Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BARRIOS, Alia  and  BRANCO, Angela Uchoa. Desenvolvimento moral na educação infantil: um estudo cultural construtivista. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e32874.  Epub Apr 25, 2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.32874.

O presente estudo fundamentou-se, teórica e metodologicamente, na perspectiva da psicologia cultural construtivista. Teve como objetivo identificar e analisar a qualidade afetiva, mensagens culturais e os processos e estratégias presentes nas interações professora-crianças, possivelmente significativos para o desenvolvimento moral dos alunos. Participaram da pesquisa uma professora e 16 alunos do terceiro período de uma instituição pública de educação infantil situada em Brasíli, Distrito Federal. A análise microgenética das interações sociais professora-crianças e a análise interpretativa do discurso da professora fizeram parte da metodologia qualitativa utilizada. O estudo aponta para a importância da aprendizagem e da reflexão do educador sobre questões morais, bem como da sua atenção às interações que estabelecem com as crianças. Também, salienta a necessidade de criar espaços que possibilitem a avaliação construtiva do fazer pedagógico e de formação do educador, em relação ao desenvolvimento e educação moral de seus alunos, sendo necessários novos trabalhos de pesquisa sobre o tema, no sentido de contribuir ainda mais nessa direção.

Keywords : desenvolvimento moral; socialização; educação infantil; psicologia cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )