SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O legado da Educação Popular na formação da individualidade para si nas classes da Educação de Jovens e AdultosAutonomia e responsabilidade: trajetórias no processo de tornar-se professora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FORTUNATO, Raquel Paula. O status público da instituição comunitária: bem público, responsabilidade social e processos democráticos. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33168.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33168.

Este ensaio discute a educação superior como um bem público, criticando a sua transformação em um mero serviço de mercado. Face ao esgotamento dos modelos estatista e privatista de organização acadêmica, incapazes de dar conta da complexidade que permeia a realidade empírica, busco refletir e analisar o conceito de bem público no contexto público não estatal. O campo investigativo teórico apoia-se em Dewey, Nussbaum e Marginson, dentre outros, com vistas a evidenciar concepções de público, conceitos de compromisso social e de colegialidade, bem como os desafios contemporâneos das instituições de educação superior diante da hegemonia do pensamento neoliberal. Por fim, através de dedução lógica entre tal referencial teórico e revisão da literatura sobre as instituições comunitárias, argumento que, para manterem o status e a concepção de públicas, faz-se necessário que tais universidades promovam ações voltadas ao bem comum, a responsabilidade social e a gestão colegiada e democrática.

Palavras-chave : educação superior; público não estatal; bem público; compromisso social; gestão colegiada e democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )