SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O status público da instituição comunitária: bem público, responsabilidade social e processos democráticosAndragogia: desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do adulto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LOPES, Juliana Crespo; MAGALHAES, Suzana Maria do Nascimento; MOURA, Ana Luísa Lopes Lima  e  PULINO, Lucia Helena Cavasin Zabotto. Autonomia e responsabilidade: trajetórias no processo de tornar-se professora. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33183.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33183.

A partir das reflexões de duas formandas de Pedagogia acerca de uma experiência de prática pedagógica vivenciada em uma disciplina no primeiro semestre do curso, discute-se acerca da construção da autonomia e da responsabilidade no meio acadêmico. Entendendo que se fazia necessário despertar em estudantes o interesse pelo aprendizado, a docente pautou-se em Carl Rogers para elaborar a disciplina de modo a promover um ambiente onde estudantes fossem conscientes e ativos no processo de construção de conhecimentos. Especificamente no tocante à formação de professores, entende-se que é ainda mais vital que exista e se amplie esse tipo de experiência ao longo da graduação, tanto com vistas a uma formação de mais envolvimento e qualidade quanto no fomento de novas práticas pedagógicas na educação básica por meio da atuação de estudantes que se tornam docentes.

Palavras-chave : autonomia; formação de professores; educação centrada em estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )