SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Autonomia e responsabilidade: trajetórias no processo de tornar-se professoraA relação escola-família nos documentos da política para a educação básica: que relação se induz? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SOEK, Ana Maria  e  HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Andragogia: desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do adulto. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33428.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33428.

Compreender o processo de desenvolvimento pessoal e de aprendizagens ao longo da vida, pela ótica de como o aprendiz adulto aprende e se desenvolve, é objetivo primordial deste trabalho. Outra questão é situar aspectos do desenvolvimento pessoal, problematizando a sua importância para compreender a pessoalidade, individualidade face ao coletivo e aspectos sociais e de identidades. Nesse âmbito, destaca-se a análise em pelo menos três óticas relacionadas à educação de adultos na atualidade: lógica humanista, no sentido de desenvolvimento integral da pessoa humana; lógica laboral, do homem como sujeito construtor de si mesmo e transformador da realidade pela ação do trabalho; lógica do bem estar social, abordagem da psicologia positiva e a concomitante construção pessoal e de participação social, em que os adultos colaboram no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todas as idades. Sublinha-se, igualmente, a necessidade de novos olhares, a fim de contribuir para os fundamentos de um futuro paradigma de educação de adultos.

Palavras-chave : educação de adultos, andragogia; desenvolvimento pessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )